Fabergé - RENATA FONSECA

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Fabergé

Olá pessoal!

Sempre ouvir falar dos ovos Fabergé, mas como sou curiosa fui pesquisar mais sobre o joalheiro.

Peter Carl Fabergé (São Petersburgo30 de maio de 1846 — Lausana24 de setembro de 1920) foi um joalheiro russo de origem franco-dinamarquesa.

Seu pai era o joalheiro Gustav Fabergé e sua mãe era a dinamarquesa Charlotte Jungstedt. Estabeleceram-se inicialmente nas proximidades de Berlim, depois em 1800 transferiram-se para a cidade de Pernau na Livônia, à época parte da Rússia e hoje Pärnu, na Estônia.




Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e  animais. Ficou mais conhecido pelos seus famosos ovo de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé confeccionados para a família imperial russa, e que o Czar  oferecia anualmente aos seus familiares.

Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917  para os czares  da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com prata, cobre e platina através da utilização de técnicas de esmaltagem plique-à-jour,escondiam surpresas e miniatura,oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial.





Ele foi encomendado pelo czar Alexandre III como um presente de  Páscoa para sua esposa Maria Feodorovna. Exteriormente ele parecia um simples ovo de ouro esmaltado, mas ao abri-lo, revelava-se uma gema de ouro, que dentro de si possuía uma galinha, que por sua vez continha um pingente de rubi  e uma réplica em diamante da coroa  imperial. Tais características lembram os bonecos matrioska.

A imperatriz  Maria ficou tão impressionada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergé como o "fornecedor da corte" e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. Seu filho, Nicalau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna.

Após aevolução Russa de 1917  a ‘’Casa Fabergé’’ foi nacionalizada pelos Bolcheviques, a família Fabergé fugiu para a Suíça, onde Peter Cabergé faleceu em 1920.

Depois da coleção do Palácio do Arsenal do Kremilin, o maior acervo dessas jóias foi colecionado por Malcom Forbes e exposto em Nova Iorque. Num total de nove Ovos e mais cerca de 180 outras peças feitas por Fabergé, a coleção foi colocada em leilão  na Sotheby’s  em fevereiro de 2004 pelos herdeiros da Forbes. Antes mesmo do início leilão, toda a coleção foi comprada pelo magnata  e oligarca russo da era pós-soviético de nome Victor Vekselberg  por uma soma da ordem de 90 a 120 milhões de dólares. 





Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca