2025 - RENATA FONSECA

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Boa leitura: 1964  O GOLPE, O CAPITÃO E O PUM DO MAESTRO.

Olá pessoal!

Dessa vez vou dar uma dica de livro para dar muita risada.

Li quase todos os livros do autor, confesso que esse não é o meu predileto, os que mais gostei são “Cartas anônimas” e “Désirée, a sexóloga que não sabia amar”.



Título: 1964  O GOLPE, O CAPITÃO E O PUM DO MAESTRO

Autor: VITA, FERNANDO

Editora: GERAÇAO EDITORIAL

Sinopse

Neste divertidíssimo quinto volume de sua saga na imaginária cidade baiana de Todavia, Fernando Vita nos vem com a história de um capitão do Exército que ali desembarca no trem do meio-dia e é recebido com pompa pelas autoridades locais. A situação política do País do país é instável. Logo ficam sabendo a que veio o capitão: criar o primeiro Tiro de Guerra da região. E mais: tão rapidamente quanto tenta o militar impor a sua autoridade turrona, toda a sua vida pregressa é esquadrinhada e cai na boca do povo.

Fernando Vita constrói seu sexto romance neste universo ficcional divertidamente provinciano, intensamente picaresco e erótico, nos anos política e ideologicamente turbulentos que antecedem o Golpe Militar de 1964. O capitão vê comunistas e inimigos da Pátria em cada canto da prosaica Todavia e a situação piora quando vem o golpe militar e os dias medonhos que se seguem. Tudo isso escrito com bom humor, inventidade e o surrealismo fantástico que caracterizam todos os seus livros. Então, preparem-se para dar boas risadas com este 1964: o golpe, o capitão e o pum do maestro, porque rir é ainda o melhor remédio. Mesmo quando se está a tratar de antigas tragédias. Ou tragicomédias. E principalmente quando o Brasil, nos tempos de agora, quase as replica, sob a ardilosa inspiração de um outro capitão tão parvo, tosco e aluado quanto o que um dia chegou a Todavia. Os outros livros da série – que podem ser lidos separadamente – são: “Cartas anônimas” (2011), “O avião de Noé” (2014) e “República dos mentecaptos” (2019). É autor também de “Désirée, a sexóloga que não sabia amar” (2021) e “Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela” (2006).

domingo, 23 de novembro de 2025

Posdcast Bate papo com as amigas: Comentários sobre a Proclamação da República e Dia Consciência negra.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Estilista Salvatore Ferragamo.

Olá pessoal!

Sigo pesquisando sobre grandes estilistas, dessa vez é um estilista de sapatos.

Salvatore Ferragamo é um grife que vende perfumes, roupas para homens e mulheres, mas o começo de tudo foi fazendo sapatos de alta qualidade.

Vamos saber um pouco sobre Ferragamo.




Salvatore Ferragamo (Bonito, 5 de junho de 1898– Florença, 7 de agosto de 1960) foi um estilista de sapatos italiano, fundador da marca homônima. 

Um dos principais nomes da moda italiana, Salvatore Ferragamo traçou uma história de sucesso que continua crescendo, mesmo mais de 50 anos após sua morte.

Nascido no vilarejo italiano de Bonito em 1898, o designer cresceu em ambiente rural, mas já aos nove anos demonstrava sua vocação. Foi depois de ver sua irmã chorando por não ter um sapato branco para a Primeira Comunhão que Ferragamo fez seu primeiro calçado e, aos 11 anos, se tornou aprendiz de sapateiro.

Em 1914 partiu para os Estados Unidos, a fim de encontrar um dos seus irmãos, que trabalhava em uma fábrica de sapatos em Boston. Após uma breve permanência na cidade, transferiu-se para Santa Bárbara (Califórnia). Ali instalou uma loja de consertos e fabricação de calçados sob medida.

Em 1923, mudou-se para Hollywood, onde abriu a Hollywood Boot Shop, ganhando, em pouco tempo, a preferência das estrelas do cinema. Calçou ícones como Sophia Loren, Carmen Miranda, Greta Garbo, Katharine Hepburn, Marlene Dietrich, Ava Gardner, Gary Cooper e Marilyn Monroe. Ferragamo foi pioneiro na utilização da cortiça na criação de saltos e plataformas.




Esse flerte com as estrelas da época motivou uma nova mudança, dessa vez para Hollywood, onde o designer abriu sua Hollywood Boot Shop em 1923 e entrou de vez para o universo das grandes produções da telona. Ele se destacou no mundo das marcas pelo seu trabalho no filme Os Dez Mandamentos e, décadas depois, por ter assinado todos os sapatos usados por Madonna no filme Evita.

Ferragamo retornou à Itália em 1927 e fundou sua marca em Florença, focando em sapatos de luxo feitos à mão. 

 

Porém, com a quebra da bolsa em 1929, Ferragamo foi obrigado a declarar falência. Mas isso não deteve o designer, que reconstruiu seu império e nunca parou de se superar, chegando a ganhar o prêmio Neiman Marcus, em 1947, pela criação das “sandálias invisíveis”, feitas de fios de nylon.

 

Ferragamo também se destacou por seu estudo da anatomia do pé, buscando criar sapatos mais confortáveis e funcionais. O grande diferencial de Salvatore Ferragamo entre os estilistas italianos era justamente sua maestria em trabalhar com diferentes matérias-primas, desde as mais luxuosas, como peles exóticas, até as mais baratas, como cortiça, lã e até papel celofane

Salvatore Ferragamo faleceu em 1960, mas sua marca continuou a prosperar. 

A empresa expandiu sua oferta para incluir bolsas, acessórios de seda, roupas e perfumes. 

O Museu Ferragamo em Florença preserva a história e o legado do designer, incluindo seus projetos, patentes e sapatos. 

A sede da empresa está instalada no Palazzo Spini Feroni, em Florença, onde foi instalado um museu em homenagem ao mestre calçadista, com fotografias, patentes, rascunhos, livros, revistas e fôrmas em madeira de pés famosos. Além disso, o museu exibe a coleção de mais de 10 mil modelos.

 Fontes

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Salvatore_Ferragamo

https://www.farfetch.com/br/


 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Séries documentais: Tremembé a prisão dos famosos e Katrina depois da tempestade.

Olá pessoal!

Essa série está tão falada que passei na frente de outras coisas que ia assistir no fim de semana.

Esse presidio de Tremembé é para os piores assassinos. Cada crime pior que o outro!

Baseado em fatos reais.

Tremembé: a prisão dos famosos.

Prime Video


Gêneros: crime, drama

Direção: Vera Egito

Elenco: Marina Ruy Barbosa, Carol Garcia, Letícia Rodrigues, Bianca Comparato, Felipe Simas, Kelner Macêdo, Anselmo Vasconcelos, Lucas Oradovschi, Ana Paula Dias, Silmara Deon, Miguel Nader.

Sinopse

A série mergulha na rotina de presos infames, como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e os irmãos Cravinhos, revelando as complexas dinâmicas de convivência dentro do sistema prisional. Além de explorar as relações entre os detentos, a trama revisita os crimes que os tornaram figuras notórias no Brasil. Baseada nos livros de Ulisses, a produção oferece uma visão inédita dos bastidores da vida carcerária, combinando fidelidade aos acontecimentos reais com uma narrativa envolvente. A série também levanta debates essenciais sobre o sistema prisional brasileiro e suas implicações sociais.

Episódio 1 Confia em mim: Suzane é transferida para Tremembé e descobre quem manda ali: Sandrão, detenta que namora Elize Matsunaga. Jatobá é ameaçada. No masculino, Daniel fica deprimido com a chegada de Suzane, enquanto Cristian se interessa por Luka.

Episódio 2 Até que a Morte nos Separe: Suzane e Elize disputam o interesse de Sandrão; uma notícia abala a relação de Jatobá com seu marido, Alexandre Nardoni; na unidade masculina, Roger tenta comprar um laudo médico falso para conseguir prisão domiciliar; o dia de visitas traz encontros marcantes e reveladores para Daniel, Cristian, Luka e Roger, aumentando a voltagem das relações dentro do presídio.

Episódio 3 Assassinas na TV: Jatobá consegue uma saidinha e tenta se reaproximar dos filhos; Gugu entrevista Suzane, agora oficialmente namorada de Sandrão; Elize decide lutar pelo direito de contar sua história; Cristian descobre que Luka vai para o regime aberto, enquanto Daniel avança em um novo namoro; a chegada de uma antiga conhecida vai dificultar as coisas para Suzane, bem quando Sandrão está para sair de Tremembé.

Episódio 4 Acerto de Contas: Com a saída de Sandrão, Suzane vira a nova líder de Tremembé, posição invejada por suas inimigas. Ela passa no vestibular e inicia um novo namoro; um livro publicado pelo detento Acir Filó chama a atenção da justiça, com revelações polêmicas; Nardoni, Jatobá, Cristian, Daniel, Suzane e Elize se preparam para a saidinha; Luka e a esposa de Cristian esperam por ele na saída do presídio.

Episódio 5 Justiça Seja Feita: No encerramento da temporada, criminosos notórios aproveitam sete dias de liberdade antes de retornarem a Tremembé. Nardoni e Jatobá se reencontram, Elize grava documentário, Suzane testemunha em igreja e Cristian e Daniel enfrentam consequências.

Não tinha noção da destruição que o Katrina causou. Terrível!

Muito interessante a série documental.

Katrina depois da tempestade.

NETFLIX


Documentário

Título original: Katrina: Come Hell And High Water

Criado por Alisa Payne

Nacionalidade EUA

Sinopse

Katrina: Come Hell and High Water conta as histórias dos sobreviventes do Furacão Katrina vinte anos depois da tragédia que assolou Nova Orleans. A minissérie documental é produzida por Spike Lee, responsável pelo documentário Os Diques se Romperam (2006), o primeiro a lançar luz e dar uma plataforma aos sobreviventes da tragédia do Furacão Katrina, em 2005. Agora, vinte anos depois do desastre climático que devastou a cidade americana de Nova Orleans, a produção volta à Louisiana para ouvir as histórias dos moradores que precisaram reerguer suas vidas, sentem os impactos, e revivem as memórias até hoje.

Episódio 1 Vamos ficar e esperar passar, como sempre: Com o Katrina se aproximando, a ordem de evacuação voluntária passa a ser uma obrigatoriedade. Sem saída, milhares se preparam para o pior.

Episódio 2 Último abrigo: Presos na enchente ou mantidos contra a vontade no Superdome, os sobreviventes enfrentam condições difíceis sem receber ajuda do governo federal por vários dias.

Episódio 3 Deus protege os tolos e os bebês: Moradores de Nova Orleans, de ontem e hoje, prestam homenagens aos entes queridos que perderam no furacão e refletem sobre os desafios à frente das comunidades da cidade.


 Me surpreendeu positivamente!! Gostei muito.

Suspense dos bons.

Só não gostei muito do final!

Passei por aqui. 

NETFLIX

Suspense

Direção: Babak Anvari

Roteiro Babak AnvariNamsi Khan

Elenco: Hugh BonnevilleGeorge MacKayKelly Macdonald

Título original I Came By

Título português: Passei por aqui

Sinopse

Em Passei por Aqui, Toby é um jovem grafiteiro que não pinta sua arte em público para todos verem, mas nas casas particulares dos ricos e poderosos. Com seu amigo Jay, Toby invade casas caras e marca uma parede com a frase “I Came By” (Passei por Aqui), para mostrar para aqueles que estão isolados da sociedade perceberem que também são vulneráveis. Depois que Jay rompe a dupla porque a gravidez de sua namorada o faz mudar suas prioridades, Toby decide fazer o próximo trabalho sozinho. Isso o leva à casa de um ex-juiz chamado Hector Blake, um membro honrado de sua comunidade. Dentro do porão de Blake, Toby vê uma luz sob uma porta escondida e encontra algo secreto que colocará todos em sua vida em risco. Enquanto isso sua mãe se preocupa com o desaparecimento de seu filho, e vai atrás de seus amigos e o fim do mundo para achá-lo.


domingo, 9 de novembro de 2025

Estilista Madeleine Vionnet.



Olá pessoal!

Uma das estilistas mais importantes da história da alta costura. Madeleine Vionnet.

Nunca tinha feito uma pesquisa sobre ela, uma mulher com pensamentos modernos como a importância da proteção intelectual, justiça social e preocupada com o bem-estar dos seus funcionários.

Um pouco sobre madame Vionnet.



 

Madeleine Vionnet (Chilleurs-aux-Bois, 22 de junho de 1876 — Paris, 2 de março de 1975) é considerada uma das maiores estilistas da alta-costura francesa e como aquela que mais influenciou a moda do século XX.

A Maison de alta-costura Vionnet foi fundada em Paris em 1912 e em Nova York em 1924.

Embora tenha sido forçada a fechar em 1914 com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, reabriu após a guerra e Vionnet se tornou uma das principais designers de Paris das décadas de 1920 e 1930. Vionnet foi forçada a fechar sua casa novamente em 1939 no início da Segunda Guerra Mundial e se aposentou em 1940.

Madeleine Vionnet foi integrante de um seleto grupo de estilistas em sua maioria franceses, que protagonizaram uma verdadeira reinvenção da maneira como as mulheres se vestiam no início do século vinte.


 



Muito embora Gabrielle Chanel reivindique a iniciativa de haver libertado as mulheres dos corsets e tenha sido celebrizada por essa conquista, registros históricos dão conta que existem outras (os) que disputam essa autoria: Paul Poiret, o espanhol Mariano Fortuny e a própria Madame Vionnet para quem os princípios de movimento, liberdade, proporção, e verdade eram fundamentos incontornáveis na busca de uma nova feminilidade baseada na experimentação e independência.

O domínio do corte diagonal, aparentemente simples, mas que ocultava uma alta complexidade estrutural, e o desenvolvimento das peças em um pequeno manequim de madeira em meia escala, permitiam a construção de vestidos com caimento perfeito fazendo com que, finalmente, as mulheres pudessem dispensar os desconfortáveis espartilhos e corsets.

Uma mulher de negócios que, já em 1919 sabia a importância da proteção intelectual de suas obras, e passou a fotografá-las em vários ângulos, reunindo um acervo das fotos, nomeando, assinando, numerando e marcando suas peças com suas digitais para evitar as indesejáveis cópias. Seu apoio foi fundamental para a criação da Associação para a Defesa das Artes Plásticas e Aplicadas, cujo objetivo principal era o de proteger os interesses da Alta Costura e combater a contrafação.

Dotada de grande senso de justiça social e preocupada com o bem-estar de seus contratados, pois em 1923 possuía mais de mil empregados, Mme. Vionnet já lhes oferecia remuneração em patamares superiores ao mercado, assistência médica, dentária, refeitório e até mesmo uma creche.

Desde 2012 a Vionnet é comandada pela empresária e designer cazaquistanesa Goga Ashkenazi, que, em outubro de 2018 tomou a iniciativa de encerrar suas operações para passar por uma completa reestruturação necessária, segundo ela, para que a marca pudesse se comprometer inteiramente com os princípios da sustentabilidade, e só então ser reapresentada ao público.

Uma das decisões da Maison foi a de não seguir o calendário alucinante de desfiles das mais importantes semanas de moda, antes mesmo da pandemia da COVID-19 forçar as grandes marcas a repensar necessidade de tantos fashion shows anuais.

O objetivo da executiva é transformar a Vionnet em uma marca inteiramente sustentável no aspecto ambiental e social, proteger o meio ambiente, cuidar das pessoas e criar coleções mais conceituais, que transcendem as meras tendências episódicas e subsistem para além das fashion weeks.

Fontes

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Madeleine_Vionnet

https://www.diarioinduscom.com.br/madeleine-vionnet-a-visionaria-revolucionaria-e-perfeccionista-das-formas/

https://feliciapretto.com.br/madeleine-vionnet-a-visionaria-revolucionaria-e-perfeccionista-das-formas/

https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Madeleine_Vionnet?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc

 

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Dicas de filme Nosso sonho e séries documentais:  Caçador de marajás e JFK o dia em que o mundo parou.

Olá pessoal!

Gostei muito do filme!

Foi bom relembrar as músicas. Dancei e me diverti muito com Claudinho e Buchecha.

Triste foi relembrar a morte de Claudinho.

Nosso sonho

NETFLIX



Biografia, Musical

Direção: Eduardo Albergaria

Roteiro Eduardo Albergaria, Daniel Dias

Elenco: Lucas Penteado, Juan Paiva, Tatiana Tibúrcio

Sinopse

O longa-metragem musical Nosso Sonho, com direção de Eduardo Albergaria (Happy Hour: Verdades e Consequências) apresenta a história da famosa dupla de cantores brasileiros Claudinho e Buchecha (interpretados, respectivamente, por Lucas Penteado e Juan Paiva). A cinebiografia é narrada a partir do ponto de vista de Buchecha e mostra como a amizade entre os dois - que começou ainda na infância - se transformou em um poderoso combustível para a superação de desafios e diversas conquistas do duo, incluindo o status de maiores fenômenos do funk melody nacional de todos os tempos. O título da produção presta uma homenagem a uma das canções mais conhecidas do grupo, lançada em 1996. Partindo de uma comunidade em Niterói, no Rio de Janeiro, a dupla conquistou o Brasil a partir de ritmo, poesia e músicas envolventes. No filme, também conhecemos a história e as inspirações por trás dos maiores hits da carreira dos cantores, que permaneceram juntos até 2002, quando Claudinho faleceu em um acidente de carro.

Já tinha escutado o podcast Collor vs Collor no Spotify e entrou a série documental recentemente do Globoplay

Excelente complementa o podcast com outras pessoas dando depoimento.

Caçador de marajás.

        

Direção: Charly Braun
Roteirista: Charly Braun, Bruno Passeri, Guilherme
Schwartsmann, Miguel Antunes Ramos
Gênero: Documentário, Política, História, Personalidade, Biografia.
Ano de lançamento: 2025
País: Brasil

Sinopse
A ascensão e queda de Fernando Collor de Mello, o mais jovem presidente do Brasil e o primeiro presidente das Américas a sofrer um impeachment.

Episódio 1 Filhos do Poder: Após uma vitória surpreendente que o leva a presidência, Fernando Collor é engolido por escândalos quando é denunciado pelo irmão. As origens familiares, as primeiras disputas entre os dois e o nascimento do político que viraria presidente.

Episódio 2 O Caçador de Marajás: Em meio ao fim da ditadura, Collor passa de deputado inexpressivo a um dos governadores mais populares do país, projetando-se nacionalmente como o caçador de marajás.

Episódio 3 Salvador da Pátria: Na primeira eleição direta à presidência em quase 30 anos, Collor começa como um candidato nanico, mas encanta o eleitorado e quase vence no primeiro turno. Na reta final, contra Lula, a disputa se torna acirrada e polêmica.

Episódio 4 Indiana Collor: Na tentativa de conter uma inflação galopante, o governo Collor lança um plano econômico que traumatiza o país, ofuscando algumas de suas políticas mais acertadas. À frente dele, Collor demonstra um personalismo exibicionista.

Episódio 5 República de Alagoas: PC Farias, tesoureiro da campanha de Collor, começa a ganhar notoriedade por seu envolvimento nas eleições de Alagoas e negócios cada vez maiores. Um deles, um grupo de comunicação, desperta a ira de Pedro Collor, irmão caçula do presidente.

Episódio 6 Collor versus Collor: A briga entre Pedro Collor e PC Farias acaba se esparramando para a família Collor e o presidente, quando Pedro faz denúncias bombásticas na imprensa.

Episódio 7 Não me Deixem Só: Os desdobramentos das denúncias de Pedro Collor e os escândalos mostrados pela imprensa fazem com que a classe política e o povo abandonem o presidente. Cada vez mais isolado, Collor enfrenta um processo de impeachment.

Depois de assistir a alguns documentários onde aparece o nome de JFK tenho certeza que foi morte encomendada.

A série documental traz depoimentos de pessoas que trabalharam com o presidente.

Gostei muito!

JFK : O dia em que o mundo parou.

Netflix



Documentário

Título original: JFK: One Day in America

Elenco: John F. Kennedy,Jacqueline Kennedy

Nacionalidade EUA

Sinopse

JFK: O dia em que o mundo parou é uma minissérie documental lançada em memória ao 60º aniversário da data e que detalha o assassinato de John F. Kennedy. No dia 22 de novembro de 1963, o mundo todo parou com a morte do presidente dos Estados Unidos da América e, em três episódios, a série faz uma linha do tempo que nos leva a uma experiência quase em tempo real do acontecimento. Explorando múltiplas perspectivas do dia e esclarecendo muitos pontos do caso.

Episódio 1 Assassinato: O presidente Kennedy é baleado em plena luz do dia enquanto visitava Dallas em 1963.

Episódio 2 Caçada: Começa a corrida para encontrar o assassino do presidente Kennedy; antes de ser preso, o assassino mata novamente; Jackie Kennedy viaja no Air Force One para acompanhar o corpo de seu marido até Washington.

Episódio 3 Vingança: Os restos mortais do presidente Kennedy chegam a Washington, e Jackie Kennedy lidera desconsoladamente a marcha fúnebre em sua homenagem. O
mundo fica em choque quando Jack Ruby, dono de uma boate, atira em Lee Harvey Oswald.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Dica de restaurante: Casa castanho.

Olá pessoal!

Uma dica deliciosa para quem gosta de um café da manhã diferente.

Já tinha passado várias vezes em frente à Casa Castanho e sempre na promessa de ir tomar um café e comer um bolo. No feriado de 7 de setembro resolvi fazer uma caminha e passei bem na frente e pensei na hora depois venho tomar café aqui.

Foi uma escolha acertada! Escolhi um combo delicioso e farto, pode pedir separadamente também.

Também tem almoço.

Amei!!!



Restaurante especializado em café da manhã e brunch.

Duas unidades:

Av Princesa R. Isabel, 48, Barra

Seg-Sáb 8h-20h • Dom 8h-15h

Alexandre de Gusmão, 57 Rio 20h. Dom 8h às 15h Vermelho

Seg-Sáb 8h-20h • Dom 8h-15h.

Instagram: https://www.instagram.com/casa.castanho?igsh=MWNkZW9jNTBuMjBldA==

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Dicas de filmes: Premunição 6, No lugar da outra e O brutalista.

Olá pessoal!

O melhor filme da franquia! Assisti sem expectativa e gostei muito.

Premunição 6 

HBO


Suspense, Terror

Direção: Zach Lipovsky, Adam B. Stein 

Roteiro Lori Evans Taylor, Guy Busick

Elenco: Brec Bassinger, Teo Briones, Kaitlyn Santa Juana

Título original Final Destination: Bloodlines

Sinopse

Uma nova história da franquia de terror Premonição. Dessa vez, uma família será perseguida pela poderosa e inescapável força da Morte numa trama que atravessa gerações. Premonição 6: Laços de Sangue acompanha os pesadelos mortais da jovem universitária Stefanie (Kaitlyn Santa Juana). Nesses sonhos macabros, ela constatemente testemunha a morte de toda a sua família. Focada em entender o que significam essas visões, Stefanie volta para a cidade onde cresceu para tentar encontrar a única pessoa capaz de quebrar o ciclo fatal: sua avó Iris (Gabrielle Rose/Brec Bassinger). Aparentemente Iris salvou a vida de dezenas de pessoas na década de 60, quando era jovem, após ter uma visão da tragédia que aguardava a todos. Assim, para salvar sua família de um destino brutal e definitivo, a neta precisará reunir as peças do quebra-cabeça e quebrar a maldição que, após anos de paz, parece estar pronta para fazer novas vítimas novamente.


Achei o filme bonzinho, não tinha lido a sinopse antes.

No final descobri que é baseado em uma história real.

Fiquei chocada!

No lugar da outra 

NETFLIX


Drama, Policial Direção: Maite Alberdi

Roteiro Inés Bortagaray, Paloma Salas

Elenco: Elisa Zulueta, Francisca Lewin, Marcial Tagle

Título original El lugar de la otra

Sinopse

No Lugar da Outra reconstrói o crime passional cometido pela renomada escritora María Carolina Geel (Francisca Lewin) em 1955 no Chile. Baseado numa história real retratada no livro “Las Homicidas” da autora Alia Trabucco Zerán, o caso tomou conta dos jornais e da opinião pública do país. Na trama, o episódio trágico desperta a atenção de uma tímida secretária chamada Mercedes (Elisa Zulueta), uma funcionária do tribunal designada pela equipe judicial para investigar o cotidiano de María Carolina. Ao ser confrontada com a vida da ré, Mercedes começa a questionar a realidade opressiva à sua volta, seu casamento e sua identidade. O filme de Maite Alberdi discute o papel feminino numa sociedade gerida pelo patriarcado e apresenta uma mulher em confronto com as submissões que sofre no lar e no trabalho.

Filme muito interessante, mas muito longo! 3 horas e 35 minutos.

Chega um momento que cansa, parece que a história não anda.

Mesmo assim gostei do filme.

Adrien Brody ganhou o Oscar de melhor ator.

O brutalista 

HBO



Drama

Direção: Brady Corbet 

Roteiro Brady Corbet, Mona Fastvold

Elenco: Adrien Brody, Felicity Jones, Guy Pearce

Título original The Brutalist

Sinopse

O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América. Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre. O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento. No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.

 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Boa leitura: Meu pé de laranja lima.

Olá pessoal!

Um clássico da literatura!

Achei um dos livros mais tristes que já li, em vários momentos deu vontade de chorar.

Indico, mas ainda sem saber se gostei ou não gostei.


Data da primeira publicação: 1968

Autor: José Mauro de Vasconcelos

Gêneros: Romance, Ficção autobiográfica

Adaptações: Meu Pé de Laranja Lima 

Um clássico da literatura brasileira, com adaptações para a televisão, o cinema e o teatro, O Meu Pé de Laranja Lima é desses livros que marcam época. Lançado em 1968, trata-se de uma história fortemente autobiográfica, que demonstra a mão de um escritor experiente, ciente do efeito que pode provocar nos leitores com suas cenas e a composição de seus personagens. O protagonista Zezé tem 6 anos e mora num bairro modesto, na zona norte do Rio de Janeiro. O pai está desempregado, e a família passa por dificuldades. O menino vive aprontando, sem jamais se conformar com as limitações que o mundo lhe impõe – viaja com sua imaginação, brinca, explora, descobre, responde aos adultos, mete-se em confusões, causa pequenos desastres. lhe aplicam seu pai e sua irmã mais velha são seu suplício, a ponto de fazê-lo querer desistir da vida. No entanto, o apego ao mundo que criou felizmente sempre fala mais alto. Só não há remédio para a dor, para a perda. E Zezé muito cedo descobrirá isso. A alegria e a tristeza não poderiam estar mais bem combinadas do que nestas páginas. E isso, se não explica, justifica a imensa popularidade alcançada pelo livro.

 


 

terça-feira, 30 de setembro de 2025

 Podcast bate papo com as amigas em duas partes: Parte 1 Aniversário das professoras e retiro e Parte 2 Dicas de arrumação de malas.

@renatafashionfonseca