História do pantacourt - RENATA FONSECA

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

História do pantacourt

Olá pessoal!

Essa moda voltou e espero que não acabe tão cedo! Eu adoro as pantalonas curtas ou pantacourt. Como sou alta tenho dificuldade de achar calça que não fique pescando siri – assim que chamamos a calça que fica curta na bainha – e com esse modelo não tenho essa preocupação.

Fazendo uma pesquisa sobre a peça descobri três versões da origem da peça. Sobre as duas últimas versões não encontrei mais informações.

Versão I






Elisa Schiaparelli 
Larguinhas, com altura um pouco abaixo do joelho ou na metade da canela, são como pantalonas curtas. A pantacourt tem comprimento que varia entre 75 e 80 cm e uma abertura de 45 cm. No exterior, são chamadas de “culottes”, nome mais adequado para entender a história da peça.

“Sans-culottes” era o estilo de calça usado pela aristocracia europeia no final do século XVI. Durante a revolução, aqueles que se opunham ao sistema aristocrático vestiam calças compridas e ficaram conhecidos como “sans-culottes”.

Algum tempo depois a pantacourt apareceu relacionada a outros princípios: o feminismo. Até o início do século XX, o vestuário feminino era composto por saias e vestidos longos, que arrastavam no chão, o que limitava os movimentos e impedia que as mulheres participassem, por exemplo, de atividades físicas. No fim da década de 1920 e início da década de 1930, estilista começaram a brincar com a peça para mulheres, como se fosse uma “saia dividida”. A italiana Elisa Schiaparelli foi uma das principais a encabeças o movimento e, é claro, causar polêmica ao usar a pantacourt.


Versão II

A tal calça/bermuda surgiu por volta de 1856 e era usada pelas mulheres por baixo da criolina de armação (saia arma por arco). Reapareceu nos anos de 1970 e posteriormente em 1990.

Versão III

Uma peça de origem chinesa que ganhou o guarda roupa ocidental na década de 70 e que tem voltado à moda em versões mais formais. 

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca