Figurino de Êta mundo bom. - RENATA FONSECA

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Figurino de Êta mundo bom.

Olá pessoal!!
Adoro os figurinos das novelas e séries principalmente de época.

Êta mundo bom tem um figurino lindo! Principalmente os looks de Sandra/Flávia Alessandra.

Na pesquisa não vi nada sobre o figurino do professor Pancrácio e de Anastácia.

Um pouco sobre o figurino da novela.

Para dar o tom da metade do século 20, as equipes de caracterização, comandada por Sergio Azevedo, e de figurino, capitaneada, Renaldo Machado e Beth Filipecki que se jogou em filmes de Mazzaropi -grande inspiração não só no figurino como também no enredo-, além de imagens do cinema norte-americano e da moda usada pelas europeias através de álbuns de família, revistas ilustradas e pesquisa iconográfica.

"Desenvolvemos modelagens, estudando os manuais de corte e costura com os moldes originais. Também buscamos peças em brechós, acervos originais de trajes e acessórios. Procuramos vestígios da cultura material para melhor visualizar os tecidos, caimentos, cores, tentando ampliar o nosso olhar para a telenovela", conta Beth Filipecki.

 A década de 1940 foi determinante na moda, pois marcou o ingresso massivo das mulheres no mercado de trabalho. Além deste importante passo, era o auge da Segunda Guerra Mundial, período em que a indústria têxtil deixou de lado as 'firulas' nos looks, focando em peças mais dinâmicas -entre elas, os uniformes de guerra. Por isso, vemos muitas opções de cortes secos e alfaiataria. 

Para completar a transformação, a equipe de caracterização – cabelo e maquiagem – também é fundamental. As mulheres mais modernas apresentam  sobrancelhas arqueadas e olhos bem marcados, com rímel e delineador. Nas unhas, esmaltes com tons vibrantes, como vermelho e rosa.

Já os cabelos surgem com a marca dos badoches, rolos bem característicos dos anos 1940 para modelar os fios cacheados. Ou seja, ondulados largos e pontas para cima são fundamentais no penteado das personagens ricas da capital. Já para as que apresentam um visual mais clássico, a make é básica e composta por tons de nude bem naturais.






O visual de Sandra (Flávia Alessandra) é inspirado em mulheres chiques, divas do cinema da época, como Marilyn Monroe e Grace Kelly. A vilã de cabelos loiríssimos usa penteado com ondas e com os fios bem alinhados como as mulheres elegantes da cidade. Itens que não podem faltar são delineador nos olhos e um batom. Nas roupas, ela aposta nos decotes do colo e transparências nas mangas, que dão um toque sensual em seus vestidos marcados na cintura.




Filomena (Débora Nascimento) usa cabelos arrumados de forma natural e, normalmente, nada de maquiagem. Garota do campo, suas roupas seguem a tendência do interior: tecidos leves, claros e, às vezes com um toque floral.


Mafalda (Camila Queiroz) é a irmã mais nova de Filomena. Sua ingenuidade reflete em seu visual: cabelo sempre com duas tranças longas amarradas na ponta com finas fitas de cetim. Ela usa botas e seus vestidos com diferentes estampas florais têm sempre muitos babados: na barra da saia, no colo ou nas mangas.


Maria (Bianca Bin) é uma moça rômantica da cidade de São Paulo e seu figurino segue essa linha. A moça investe em saias ou vestidos midi, sempre com um cinto fino marcando a cintura. Estampas estão na maior parte de seus looks. Ela usa pouquíssima ou nada de maquiagem e o cabelo modelado com ondas naturais.


Maria (Bianca Bin) é uma moça rômantica da cidade de São Paulo e seu figurino segue essa linha. A moça investe em saias ou vestidos midi, sempre com um cinto fino marcando a cintura. Estampas estão na maior parte de seus looks. Ela usa pouquíssima ou nada de maquiagem e o cabelo modelado com ondas naturais.


Celso (Rainer Cadete) é um homem rico, elegante e boêmio. Assim, suas roupas são sempre ternos e calças bem cortados. Usa muito gravata borboleta, mas também investe nas mais longas. O cabelo de lado é sempre impecavelmente penteado.




Emma, interpretada por Maria Zilda, é empresária e dona de uma loja de roupas na novela. O visual dela brinca com a questão cíclica da moda, uma vez que mostra como o estilo sportwear americano – que atualmente também está bombando – vinha como uma alternativa mais confortável e prática para a mulher, em oposto às tendências europeias.
Dessa forma, a novela contextualiza o período próximo à década de 1950, quando a realidade das calças com bolsos aparentes e cintos no vestuário feminino começava a chegar no Brasil.








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@renatafashionfonseca