novembro 2024 - RENATA FONSECA

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Boa leitura: Chic[érrimo]

Olá pessoal!      

Resolvi reler esse livro, já que ando percebendo que educação em todos os aspectos está em baixa. É cada absurdo que ando vendo!!

Algumas coisas continuo concordando outras não, como mulher com mais de 40/50 não pode ter cabelo comprido. O meu mesmo bate no meio das costas e o meu cabeleiro já me disse: “Aproveita que ainda tem cabelo”.

Chic[érrimo]

Gloria Kalil (2008) 


Anos 50, a década do clássico: a moda era ser bem-comportado. Chic era ser "elegante". Anos 60, a década das revoluções: a moda era ser revolucionário. Chic era ser rebelde. Anos 70, a década da curtição: a moda era ser liberado. Chic era ser experimental. Anos 80, a década do poder: a moda era ser poderoso, o que já não era tão chic…Anos 90, a década da individualidade: a moda era ser único. Anos 2000, a década das celebridades: a moda é ser celebridade, o que pode dar em vulgaridade. Nada chic. Em resumo, ninguém é chic se não for civilizado. Este livro parte de uma indagação básica – "É possível ser chiquérrimo no século XXI?" – e de um interessante retrospecto da evolução do conceito de "chic" nos últimos 50 anos, numa tentativa de "entender como viemos parar neste momento de supervalorização das imagens, do hedonismo e do narcisismo".


 

Frase

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Dica de podcst: O último plano.

Olá pessoal!

Lembro perfeitamente dos anos de hiperinflação, da máquina de remarcar preço, do congelamento dos preços, das ficais do Sarney e de outras coisas.

Excelente podcast sobre a história do Brasil. Relata os tempos de hiperinflação até o plano real ser colocado em prática.

Disponível em vários aplicativos de podcast.

Eu ouvi no Spotify.



Produção, pesquisa e reportagem: Renata Ribeiro, Lucas Paulino, Renato Ghelfi

Roteiro: Valentina Castello Branco e Mariana Pinheiro
Edição: Thiago Kaczuroski
Coordenação: Cláudia Croitor
Pesquisa no acervo: Jeferson Ferreira e Fábio Luci
Trilha sonora original: Marion Lemonnier

O Plano Real está completando 30 anos.  Além de criar a nossa moeda, ele
pôs fim a uma inflação que durou décadas e chegou a 2.000% ao ano. Ele
nos deu a estabilidade. A explicação econômica sobre como isso aconteceu
é muito interessante, mas as histórias de quem fez isso acontecer são muito
mais. E é isso o que a gente conta neste podcast: uma história real, de gente
real, mas cheia de reviravoltas e acontecimentos improváveis que
fizeram a gente chegar lá.

Episódio 1: O Reino do Caos.

Um passado irreal: preços sendo alterados três vezes ao dia, a perda da referência do valor das coisas, 60% do país sem conta no banco, dinheiro evaporando mais rápido do que sorvete no asfalto quente. O primeiro episódio volta no tempo para mostrar as tentativas frustradas de conter a inflação, o gostinho ilusório do congelamento de preços, desabastecimento nas lojas, fiscais do presidente mandando prender gerente de supermercado. E aí um plano que roubou o dinheiro dos brasileiros, um impeachment e a chegada de um presidente amante dos fuscas que, quem diria, iria acabar com a inflação.

Episódio 2: A mágica fica pro final.
Um ministro da Fazenda que vai até no Programa Silvio Santos para explicar o plano econômico... Voltamos no tempo para entender quem é Fernando Henrique Cardoso e como ele acabou virando ministro com a missão botar fim na hiperinflação de uma vez. O episódio mostra as idas e vindas para conseguir formar uma equipe econômica de primeira, o desenvolvimento do plano, o enfrentamento no Congresso e os momentos de tensão na véspera do lançamento - com direito a soco na mesa e ameaça de demissão - que quase fizeram dar tudo errado. Com direito a uma reviravolta no final.

Episódio 3:  O Sacerdote do Real.
Eis que surge um novo personagem história: Rubens Ricupero, que é chamado, sem entender o motivo, para ser o novo ministro da Fazenda e executar a implementação do plano Real com a saída de Fernando Henrique Cardoso do governo. Com as eleições se aproximando, a equipe se vê pressionada a acelerar o lançamento da nova moeda, e Ricupero vira o garoto- propaganda do Real. No caminho, uma tragédia abalou o Brasil, o presidente da República colocou o plano em dúvida na véspera do lançamento e quase deu tudo errado. E ainda um pequeno flash forward para contar o escândalo da parabólica, que derrubou o sacerdote do real.

Episódio 4: A Realidade do Real.

No episódio final, o real ganha as ruas com suas notas impressas na África e o exército organizando o troca-troca do dinheiro. Agora, com uma moeda de um real você conseguia comprar leite, quatro pães e manteiga e ainda sobrava troco - era uma nova realidade. E o real ainda valia mais que o dólar, só que isso teve consequências para o país, tanto boas quanto ruins. Mas, se o Brasil conseguiu derrotar a hiperinflação há 30 anos, por que países como a Argentina ainda sofrem com a alta desenfreada de preços? Damos um pulo na nossa vizinha para tentar entender o que acontece lá hoje - uma viagem comum que pareceu uma viagem no tempo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Dicas de documentário: Os EUA e as mudanças climáticas do planeta., série documental: Para sempre paquitas e filme: Annabelle 2: A criação do mal.

Olá pessoal!

Anos sendo alertados sobre as mudanças climáticas e é o mesmo que nada.

Muito bom!

Os EUA e as mudanças climáticas do planeta.

DISNEY + 


Título: Paris to Pittsburgh

National Geographic (Original).
Ano produção: 2018

Sinopse
Centrado no debate sobre o futuro energético dos Estados Unidos desde que o presidente Donald Trump anunciou a saída do Acordo de Paris, o documentário explora o impacto socio-econômico, muito real e tangível, dos desastres que são gerados por causa da mudança climática. A produção do canal National Geographic mostra os esforços da população que luta contra esse problema nos Estados Unidos, especialmente nas zonas que foram devastadas por desastres naturais como Porto Rico, Califórnia e Flórida.

Depois do documentário de Xuxa não me espantei tanto com o documentário das paquitas. A chefona não dava folga!

Um dia eu quis ser paquita! Rs...

Para sempre paquitas.

GLOBOPLAY


Gênero: série documental

Duração: 60 minutos

Elenco: Xuxa, Paquitas, Adriana Bombom, Fafy Siqueira, Serginho Groisman ...

País de origem: Brasil

Temporadas: 1

Episódios: 5

Diretor (es): Ana Paula Guimarães, Ivo Filho

Para sempre paquitas

A série mergulha na vida e na carreira das icônicas companheiras de palco da Rainha dos Baixinhos, traçando um paralelo com os dias de hoje e convidando à reflexão sobre a evolução da sociedade das décadas de 1980 e 2000. Questões como gênero, pressão estética, representatividade, competitividade, infância, assédio, e trabalho são abordadas de forma franca e direta. Além do sucesso na televisão, elas se destacaram no cinema e na música, tornando-se uma das primeiras girl bands do Brasil.

Episódio 1: Contigo na televisão - profissão Paquita:  Os primeiros passos na TV Manchete e o sucesso com o “Xou da Xuxa”, na TV Globo. O Brasil descobre as Paquitas. O desafio de viver a infância e a adolescência diante das câmeras.

Episódio 2: Pra quem sonha e quem procura – fama e dores. O grupo faz sucesso na música e no cinema. O sonho de ser Paquita vira febre no país. Nos bastidores, a pressão estética, uma tentativa frustrada de sequestro e os assédios.
Episódio 3: Do mundo a gente toma conta – sucesso internacional e representatividade: Surgem Paquitas estrangeiras mundo afora. A falta de diversidade no grupo levanta reflexões. Paquitas se sentem, cada vez mais, pressionadas nos bastidores.

Episódio 4: Mais que uma aventura – demissão em massa: Paquitas perdem espaço e buscam uma alternativa. Um livro revela a rotina do grupo. Pela primeira vez, Xuxa e as Paquitas falam sobre o caso.

Episódio 5:  A gente se multiplicou – renovação e maturidade: Uma nova geração de Paquitas e o desafio da dança. A última formação do grupo testemunha um incêndio. Uma demissão repentina. Um encontro de todas as gerações celebra a história.

Fico até perdida com os filmes que tem Annabelle! Rs...

Nesse conta a história de como tudo começou, achei que fez sentido, porém poderia ter se aprofundado mais no assunto.

Adoro filme de terror.

Annabelle 2: A criação do mal.

Max/HBO


Terror
Direção: David F. Sandberg

Roteiro Gary Dauberman
Elenco: Stephanie Sigman,Miranda Otto, Lulu Wilson
Título original Annabelle: Creation

Sinopse

Em Annabelle 2 - A Criação do Mal, anos após a trágica morte de sua filha, um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa decidem, por caridade, acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Dicionário da moda

Olá pessoal!!




Prêt-à-porter significa, literalmente, "pronto para vestir". O termo faz referência àquelas roupas confeccionadas a partir de moldes e tamanhos padronizados que podem ser consumidas imediatamente após sua produção.

Merchandising é uma ferramenta de marketing que visa apresentar os produtos de forma destacada no ponto de venda para acelerar sua rotatividade. Na moda, o merchandising pode ser aplicado de diversas formas.

Um moodboard de moda é uma ferramenta que reúne referências visuais, como imagens, textos, amostras de objetos, vídeos e colagens, para representar um conceito e inspirar a criação de um projeto. Também conhecido como painel semântico ou de inspirações, é uma ferramenta fundamental para o mundo da moda.

Fashion Runway: também chamada “catwalk”, são expressões usadas para se referir a passarela de moda, por onde desfilam modelos e tendências.

Fontes

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2022/08/o-que-e-pret-porter-e-qual-e-diferenca-da-alta-costura.html#:~:text=Esta%20%C3%A9%20uma%20pergunta%20que,consumidas%20imediatamente%20ap%C3%B3s%20sua%20produ%C3%A7%C3%A3o.


Visão geral criada por IA



 

@renatafashionfonseca