Mulheres na história: Amélia Jenks Bloomer - RENATA FONSECA

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mulheres na história: Amélia Jenks Bloomer

Olá pessoal!

Vamos saber um pouco sobre Amélia Jenks Bloomer que revolucionou a moda na era vitoriana.



Não existe revolução na moda feminina na Era Vitoriana sem citar a notória senhora, Amélia Jenks Bloomer. Ela teve a coragem de introduzir reformas no vestido convencional das mulheres. Diz-se que o primeiro homem que carregava um guarda-chuva foi assediado pelas ruas de Londres por causa da sua estranheza. Portanto, não é surpreendente que a primeira mulher que assumiu essas "calças", "calçolas" como parte do vestido sofreram estranheza do público, ao mesmo tempo tornou-se objeto de curiosidade e foi alvo de fofocas e confundido com vulgaridade excessiva.
A criadora dessa moda, Amelia Bloomer, foi uma defensora dos direitos das mulheres americanas e divulgou as mais diversas opiniões sobre a reforma no vestuário feminino, em sua publicação ao 'Lily'. Em 1849, ela pegou a idéia da Sra. Elizabeth Smith Miller, de usar uma saia curta e calças soltas, reunidas aos tornozelos.
Alegadamente, Elizabeth Smith Miller começou a usar a roupa de pantalonas turcas e uma saia que chegava até o joelho. Este projeto foi uma tentativa de preservar a modéstia da mulher vitoriana, proporcionando liberdade de movimento nas atividades domésticas. O nome de "bloomers" tornou-se popular, pois estava ligado a qualquer saia ou vestido 'knickerbocker' para as mulheres por causa da forte defesa de Amelia Bloomer pelos direitos femininos, tanto na moda como os direitos civis.
O traje que Bloomer defendia era às vezes referida como 'Camilla', consistindo em saias curtas, atingindo apenas abaixo dos joelhos e calças longas. O traje de Bloomer, já era popular há algum tempo pela maioria dos líderes do movimento pelos direitos da mulher.
A roupa bloomer (vestido com calçolas) foi alterada várias vezes, mas descartada devido à quantidade de atenção dada às suas críticas a imprensa. No entanto, os "bloomers" sobreviveram em moda feminina como um termo genérico para pantalonas estilo turco, saias-calças e para as nova-iorquinas quando andavam de bicicleta na década de 1890.
Tradução e legendas: © C.Wittel

Fonte: https://www.facebook.com/FotografiasDaHistoria/

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca