Em 1959, após ganhar um concurso de canto em Winnipeg, Manitoba,
Ross pediu ao ex-namorado, vizinho, e amigo da família, Smokey Robinson, então
vice-presidente da Motown Records, para permitir que as Primettes fizessem um teste de audição.
Durante o teste, as quatro membros cantaram várias canções. Enquanto Ross
cantava sua canção escolhida, o CEO da Motown, Berry Gordy,
chegou a caminho de uma reunião, no estúdio. Quando Ross terminou, ele pediu a
ela para repetir seu desempenho. Após o teste, ele disse ao grupo que
terminasse o ensino médio em primeiro lugar, e em seguida, voltasse à Motown,
mas Ross não aceitou. Cada dia, após concluir seus trabalhos de casa, Ross
oferecia-se para exercer qualquer função disponível, muitas vezes, realizava
palmas e backing vocal para artistas conhecidos, como Mabel John e Marvin Gaye. Posteriormente, Ross
tornou-se secretária de Gordy, um trabalho sobre o qual Ross afirmou, em sua
autobiografia de 1993 “Segredos de um pardal": "elevou-se a compensação fora
da mesa várias vezes ao dia, olhando para todos os documentos importantes para
o futuro sobre sua mesa, esperando que, um dia, ver o meu nome em alguns
deles".
Em 1961, Betty McGlown havia sido substituída por Barbara Martin e o
quarteto assinou com a Motown Records sob seu novo nome, The Supremes,
escolhido por Florence Ballard. Durante o período de desenvolvimento do grupo,
Diana Ross serviu como figurinista do grupo, costureira, cabeleireira e
maquiadora, dando ao grupo um look parecido com o som, que as diferenciava dos
outros grupos femininos da Motown. Ross adquiriu cópias das revistas Vogue e
Harper's Bazaar, adaptou os estilos retratados às necessidades do grupo,
comprou os tecidos necessários, normalmente com Wilson ao seu lado, e recriou
os estilos, deixando-os ainda mais fashion. Ross também ensinou às companheiras
tudo o que havia aprendido em suas aulas de moda, que deu a todas uma aparência
e comportamento novos antes de começarem a ter aulas no "Artista da Motown
em Desenvolvimento".
Após a saída de Barbara Martin, em 1962, o grupo continuou como um
trio. Em 1963, Ross se tornou vocalista do grupo, porque Berry Gordy sentiu que
o grupo poderia "decolar" para as paradas de sucesso com a qualidade
única da voz de Diana. Então, com a canção "When The Lovelight Shines
Though His Eyes" tornou-as o primeiro grupo a alcançar o Top 20 da
Billboard Pop Single. The Supremes conseguiram um hit número um com "Where
Did Our Love Go". E o grupo alcançou um sucesso sem precedentes: entre
agosto de 1964 e maio de 1967, Diana Ross, Mary Wilson e Florence Ballard conseguiram ter dez singles número um, onde todos apareceram
também no Top 40 do Reino Unido.
O sucesso The Supremes intensificou-se pela inveja sentida por muitos outros
artistas Motown que viram o sucesso do grupo, como resultado de favoritismo de
Ross por Gordy, quando, na verdade, Gordy simplesmente apoiava os artistas que
mais trabalhavam em sua gravadora. Ross tinha fama de ser a melhor aluna do
“Artista em Desenvolvimento”. Ela ficou mais tempo no estúdio do que outros
para aprender seu ofício de desempenho, sacrificando o tempo pessoal mais do
que os outros na gravadora.
Depois da saída de Florence Ballard do grupo em julho de 1967,
Gordy escolheu Cindy Birdsong, um membro de Patti LaBelle e o Bluebelles, como
sua substituta. Pouco tempo depois, ele mudou o nome do grupo para Diana Ross
& the Supremes e passou a cobrar taxas mais elevadas de desempenho nos locais,
que pagaram mais por uma líder, do que apenas um grupo.
The Supremes conseguiram um total de 12 singles número um e foi o
mais bem sucedido grupo vocal americano dos anos 1960, e depois dos Beatles, o
segundo grupo de maior sucesso no mundo inteiro.
Após sua saída do Supremes em 1970, Ross lançou seu primeiro álbum
solo de estreia no mesmo ano, que continha hit número um "Ain't No
Mountain High Enough". Mais tarde, ela lançou o álbum Touch Me in the Morning em 1973. Nesse mesmo ano, seu álbum Lady Sings the Blues,
que foi a trilha sonora original de seu filme baseado na vida da cantora de
jazz Billie Holiday, foi para o número 1 no Billboard 200 Albums Chart,
vendendo mais de 300.000 cópias nos primeiros 8 dias de lançamento. Em 1976, a
trilha sonora de Mahogany incluiu seu terceiro hit número um. Seu álbum
homônimo de 1976 incluiu seu quarto hit número um, "Love Hangover".
Em 1979, Ross lançou o álbum The Boss. Seu álbum de 1980, Diana, alcançou o
número 2 na parada de álbuns da Billboard nos Estados Unidos. O último single
de Ross com a Motown alcançou seu sexto e último hit número um nos Estados
Unidos, o dueto "Endless Love", composto para o filme de Brooke
Shields de mesmo nome, e com o frontman Commodores, Lionel Richie. Ross e
Richie apresentaram a música na transmissão para o 54th Academy Awards, onde a
música foi indicada na categoria de "Melhor Canção". O sucesso do
single lançou a carreira solo de Richie.
A Motown iniciou a carreira solo de Diana Ross em 1966, mas não
agiu até 1968. Alguns especiais de televisão como a TCB (1968) e G.I.T. na
Broadway (1969) foram projetados para destacá-la como uma estrela em seu brilho
próprio, e muito do material tardio das Supremes liderada por Ross foram
gravados nos backing vocals pelos The Andantes, e não com Wilson e Birdsong.
Em novembro de 1969, três anos depois dos primeiros rumores, a
revista Billboard confirmou a saída de Ross do grupo para iniciar sua carreira
solo. Nesse mesmo ano, Ross, através do programa nacional de variedades
artísticas Hollywood
Palace, Apresentou a mais recente
banda da Motown, o Jackson 5.
Inicialmente, Ross gravou suas primeiras músicas solo com alguns
produtores, incluindo Bones Howe e Johnny Bristol. Sua primeira faixa com
Bristol, "Someday We'll Be Together", foi marcado como um single solo
potente, mas, foi divulgado como a última canção de Diana Ross & The
Supremes. Ross fez sua última aparição com as Supremes, no Hotel Frontier em
Las Vegas em 14 de janeiro de 1970, anunciando a cantora Jean Terrell como sua
substituta.
Em maio de 1970, Diana Ross foi lançada pela Motown. O primeiro
single, influenciado por uma valsa gospel, "Reach Out and Touch
(Somebody’s Hand)", chegou ao número 20 na Billboard Hot 100. O segundo
single do álbum, um arranjo de covers dos hits de 1967 de Gaye Terrell, outra
composição de Ashford e Simpson, "Ain't No Mountain High Enough", foi
um hit internacional, e deu a Ross um disco de ouro com o seu primeiro single
pop # 1 como artista solo. "Ain't No Mountain High Enough" recebeu
uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminino.
No final de 1971, a Motown anunciou que Diana Ross iria retratar a
cantora ícone do jazz Billie Holiday em um filme produzido baseado em sua autobiografia Holiday's
Lady Sings the Blues (1956), escrito por William Dufty e pela própria Billie.
Imediatamente, os críticos ridicularizaram Diana no papel, pois foi considerada
"a milhas de distância" no estilo vocal e na aparência de Billie
Holiday. Destemida, Diana mergulhou na música e história de vida de Billie
Holiday. Na verdade ela sabia muito pouco sobre a artista, pois não era uma
grande fã de jazz em geral. Em vez de imitar a voz, Ross focou-se na entonação
do vocal de Billie Holiday.
Estreado em Outubro de 1972, Lady Sings the Blues foi um sucesso
fenomenal, e o desempenho de Diana Ross recebeu críticas favoráveis
universalmente. Em 1973, Diana foi nomeada para um Globo de Ouro e um Oscar de
"Melhor Atriz". Diana ganhou o Globo de Ouro de Melhor Revelação, mas
perdeu o Oscar de melhor atriz para sua amiga Liza Minnelli por seu papel em
Cabaret. O álbum da trilha sonora de Lady Sings the Blues alcançou o número um
na Billboard 200 durante duas semanas e vendeu 300.000 cópias em seus primeiros
oito dias de lançamento.
Ross e Marvin
Gaye, colega de gravadora, lançaram
seu álbum de duetos de sucesso, Diana & Marvin, que incluiu os hits
top-vinte dos EUA. As tensões surgiram entre eles quando Diana ficou grávida e
se recusou a gravar no mesmo estúdio que Gaye, que se recusava parar de fumar
maconha no estúdio. Eles terminaram gravando o álbum em estúdios separados, e a
fusão de suas vozes ficou por conta da mixagem final.
Em 1975, Diana novamente co-estrelou com Billy Dee Williams no filme da Motown Mahogany. A
história de uma aspirante a designer de moda que se torna uma modelo de
passarela. O Filme foi uma produção conturbada desde o início. Gordy e Ross brigaram durante as filmagens,
ela então deixou a produção antes das filmagens serem concluídas, forçando
Gordy usar sua secretária Edna Anderson como dublê de corpo para Ross. Enquanto
um sucesso de bilheteria, o filme não foi bem recebido pela crítica.
Ross atingiu o topo das paradas de sucesso por duas vezes em 1976,
com ‘’Theme From Mahogany e um single Disco, ‘’Love Hangover’’. O sucesso
desses singles fez seu álbum de 1976, ‘’Diana Ross’’, seu quarto LP alcançar o
Top 10. Em 1977, Sua performance em "A Night With Diana Ross", lhe
valeu um prêmio Tony especial por suas atuações no Palace Theater, na Broadway.
As apresentações foram gravadas em Los Angeles, no Teatro Ahmanson e lançado
como um álbum ao vivo com o mesmo nome.
De 1976 a 1980, gravou também sucessos em estilo disco. Em 1981, fez um dueto romântico
com Lionel Richie em Endless Love, que foi seu último sucesso pela gravadora Motown. Posteriormente assinou com as
gravadoras RCA, para lançamento de seus
álbuns nos EUA e EMI, para lançamento dos mesmos álbuns no resto do mundo. Depois de
uma queda em vendagem em meados dos anos oitenta, retornou à Motown.
Em 1985, Barry Gibb dos Bee Gees produziu para Diana o
álbum "Eaten Alive", contando com a participação de Michael Jackson na
faixa de mesmo nome. Além desse hit.
Foi nos anos oitenta também, que Diana gravou uma de suas melhores
músicas, Missing
You, em homenagem ao seu
amigo Marvin Gaye, assassinado pelo pai na véspera de seu aniversário de 45 anos.
Diana Ross sendo homenageada na Casa Branca por suas contribuições ao
cultura norte-americana, 2007.
Diana teve duas filhas com o divulgador musical Robert Ellis
Silberstein, dois filhos com o executivo norueguês Arne Næss Jr. (morto
em 2000) e uma filha com o fundador da Motown, Berry Gordy. No início 2004, foi presa ao ser flagrada
dirigindo embriagada na contramão. Em 2003, já tinha sido internada numa
clínica para dependentes de álcool e drogas.
Diana Ross é uma diva lendária. Ela é, sem sombra de dúvida, uma
das maiores inspirações para todas as cantoras de R&B.
Ela foi incluída no testamento de seu amigo Michael Jackson em função da guarda dos filhos na ausência de Katherine
Jackson, mãe de Michael. Diana era considerada a segunda mãe de Michael e por
isso ele sempre a teve em grande consideração.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diana_Ross