Um pouco sobre a história do jeans. - RENATA FONSECA

terça-feira, 19 de julho de 2016

Um pouco sobre a história do jeans.

Olá pessoal!!

Espiando uma das minhas páginas favoritas do face book me deparo com a história do jeans e estou dividindo com vocês.

A história do jeans: A peça que tem se reinventado ao longo dos tempos.

Quando os Estados Unidos se emanciparam do Império Britânico, os antigos colonos pararam de importar brim da Europa e passaram a produzir localmente com algodão colhido por escravos no sul do país, que era, posteriormente, fiado, tingido e tecido no norte. A Revolução Industrial foi fortemente impulsionada pelo mercado têxtil, que sustentou praticamente sozinha a escravidão no país. Quando o descaroçador de algodão mecanizou o processamento em 1783, os preços, já subsidiados pelo trabalho escravo, caíram drasticamente. Bens baratos impulsionaram a demanda, e um círculo vicioso se sucedeu. No período entre a invenção do descaroçador de algodão e a Guerra Civil, a população escrava dos EUA aumentou de 700 mil para assombrosos 4 milhões.



Depois da Guerra Civil, empresas como Carhartt, Eloesser-Heynemann e OshKosh passaram a oferecer macacões de algodão para mineiros e trabalhadores de ferrovias e fábricas. 

Um imigrante alemão que se restabeleceu na América, chamado Levi Strauss ouvia sempre reclamações dos mineradores sobre a fragilidade de suas roupas.

Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, Levi Strauss decidiu abrir em São Francisco uma loja de tecidos e roupas mais resistentes em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim aquela que viria a se tornar a famosa empresa Levi Strauss & Company.

Em 1872 o costureiro Jacob Davis de Reno (Nevada) propõe a Levi Strauss a ideia de reforçar as costuras das calças usadas pelos mineiros com rebites. O sucesso de venda dessas calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto. O dia 20 de maio de 1873 marca o início da história de sucesso da calça jeans, pois nesse dia foi concedido a United States patent no. 139121 para os assim chamados Waist-Overalls, reforçados com rebites de cobre.

Nascia, então, a calça jeans 501 da Levi’s, que viria a se tornar a peça de roupa mais vendida da história da humanidade.

Levi Strauss morreu em 26 de Setembro de 1902.

Obs: ('jeans' não era o nome do tecido. Denim é o nome oficial do tecido usado para criar as 'calças jeans')

https://www.facebook.com/FotografiasDaHistoria/?fref=ts

Nenhum comentário:

@renatafashionfonseca